Clicky
  1. O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação saudável é aquela que oferece ao corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, permitindo que o indivíduo tenha uma saúde equilibrada e uma boa qualidade de vida.No entanto, não basta consumir saladas e evitar gorduras. Uma alimentação saudável existe quando há uma ingestão balanceada de nutrientes e vitaminas, considerando uma correta proporção de consumo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, entre outros.

A alimentação saudável é representada graficamente através da pirâmide alimentar.

A pirâmide é uma forma gráfica de orientar às pessoas em relação à construção de uma dieta adequada para uma alimentação saudável.

Nela, é possível entender as proporções recomendadas de cada grupo de alimentos, garantindo que o nosso corpo receba os nutrientes de que necessita.

 

  1. PIRÂMIDE ALIMENTAR

Uma forma de adquirir uma alimentação saudável é através da Pirâmide Alimentar. Ela consiste em um gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes.

 

Cada porção da pirâmide representa um grupo de alimentos e a quantidade recomendada diariamente.

Os alimentos que precisam ser consumidos em maior quantidade estão na base da pirâmide. Enquanto os alimentos que precisam ter o consumo moderado estão no topo.

Na base da pirâmide, estão os alimentos energéticos, os quais são ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Eles devem constar em todas as refeições.

As frutas, verduras e legumes devem ser consumidas em três porções durante o dia. Esse grupo inclui os alimentos reguladores e estão na porção intermediária da pirâmide. As frutas exóticas também se tornam uma opção de consumo para ter uma alimentação saudável, contribuindo para aumentar a diversidade de consumo.

No topo da pirâmide alimentar estão as gorduras, óleos, açúcares e doces.

A primeira pirâmide alimentar brasileira foi criada em 1999. Ela foi baseada nos hábitos alimentares e alimentos típicos dos brasileiros.

 

  1. IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo.

Para ele funcionar, precisa dos seus combustíveis. Proteínas, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas são alguns exemplos.

Cada grupo alimentar tem sua função específica, e entender a correta proporção necessária para o bom funcionamento do organismo é fundamental. Caso contrário, o corpo sofre panes. Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, gastrite, osteoporose, enxaqueca, gota, anemia e muitas outras podem ter como origem uma alimentação desequilibrada.

Preste atenção nos sinais de desequilíbrio em sua saúde, e olhe para sua alimentação. Será que você abastecendo seu organismo da forma que ele merece?

Alguns benefícios de ter uma alimentação saudável são:

  • Manutenção de um peso saudável
  • Bom funcionamento do intestino
  • Prevenção de doenças cardiovasculares
  • Controle de doenças como diabetes e hipertensão
  • Prevenção do câncer
  • Combate contra doenças mentais, como depressão
  • Melhora as funções de aprendizado e de memória
  1. DICAS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alguns hábitos podem ser adotados para se conseguir uma alimentação saudável. São eles:

  • Evitar o consumo de óleos vegetais e manteigas
  • Consumir menos sal e açúcar
  • Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia
  • Evitar alimentos com conservantes
  • Procurar uma alimentação variada e colorida
  • Comer entre 3 a 5 porções de frutas por dia
  • Comer em intervalos regulares de 3 horas
  • Evitar os fast foods

 

  1. REFERÊNCIAS

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dez-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel#:~:text=%2D%20Quais%20alimentos%20devem%20ser%20a,todas%20as%20cores%2C%20entre%20outros.

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid