Clicky

A importância da hidratação adequada

Ninguém duvida que a água é muito importante para o bom funcionamento do corpo: ela ajuda a regular a temperatura, lubrifica articulações, transporta substâncias, elimina toxinas e é constituinte essencial das células. Cerca de 50% a 60% do nosso corpo é formado por água! E a única forma de garantirmos que o nosso corpo receba a quantidade necessária de água para funcionar bem é ingerindo-a, ato voluntário que muitas vezes fica esquecido ao longo do dia.

A desidratação, ainda que leve, pode provocar sintomas como cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral. Se a desidratação for severa, pode comprometer o funcionamento cardíaco, renal, cerebral, respiratório e digestivo.

As necessidades diárias de água variam de indivíduo para indivíduo e dependem de fatores como estatura, peso, nível de atividade física, problemas de saúde, temperatura ambiente, umidade relativa do ar etc. Um adulto precisa ingerir, em média, cerca de 2 litros de água por dia (ou cerca de 35 ml por quilo de peso) para estar devidamente hidratado. Em dias quentes e secos, e quando se pratica atividade física, essa quantidade deve ser aumentada. Na presença de algumas doenças, a quantidade deve ser menor. Crianças e idosos merecem atenção especial, pois precisam ser lembrados de beber água.

Como garantir uma boa hidratação?

Primeiramente é necessário compreender o papel fundamental da água na nossa saúde. Em segundo lugar, é preciso “lembrar-se” de beber água ao longo do dia. Quando estamos com sede, o corpo já está precisando de água, portanto, o ideal é nem esperar esse sintoma aparecer para hidratar-se. Ter uma garrafinha cheia sempre à mão pode auxiliar, assim como o uso de aplicativos que nos lembram de tomar uns goles (algumas sugestões: Waterbalance, Water your body, Hydro, Beba água, Beba água alarme, Drinking water, Hydro Coach, Water Drink Reminder). Para quem não gosta da falta de sabor da água, uma dica é saborizá-la com frutas, como rodelas de limão, laranja e abacaxi, por exemplo, ou ervas como hortelã e manjericão.

Para saber mais: