Clicky

Nesta publicação, primeiramente, optamos por explicar, em resumo, o que é de fato a avaliação ergonômica.

Trata-se de um estudo previsto na norma de N°17 do Ministério do Trabalho e Emprego, em geral ela avalia a adaptação sob condições de trabalho às características psicofisiológicas do funcionário!

A avaliação ergonômica deve ser executada com base em uma análise do local de trabalho e da forma em que as atividades estão sendo desenvolvidas com objetivo e finalidade de identificar algum comportamento ou variável que apresente algum risco/dano para o funcionário, seja dano físico, moral ou psicológico.

Por requerer convívio com o ambiente de trabalho, esse estudo exige alguns dias para conseguir analisar de forma íntegra, sem deixar nada passar!

Podendo ser usada diversas metodologias existentes em alguns países, podemos levar em consideração 3 principais, que são:

  • Análise ergonômica da demanda e da tarefa

Onde se busca a compreensão dos fatores que motivaram a busca da avaliação, o ambiente de trabalho é avaliado juntamente com a tarefa desenvolvida. É a análise dos ambientes físicos em conjunto com o comportamento de cada funcionário ali presente durante as tarefas que lhe são atribuídas.

  • Análise dos aspectos psicológicos

É levada em consideração alguma variável dentro do ambiente de trabalho que possivelmente traga algum dano moral e/ou psicológico que prejudique a condição mental do funcionário.

  • Análise ergonômica das atividades

Determinada a partir da observação da prática de alguma tarefa específica pelos funcionários daquele local, e, ao se observar como trabalham, definir influências internas ou externas na maneira de operar.

Precisa de apoio para realizar a avaliação ergonômica em sua empresa? Conte com a Essence! Realizamos treinamentos e avaliações, atendendo todas as Normas Regulamentadoras.

Para obter mais informações de como podemos lhe ajudar, preencha nosso formulário para falar com um de nossos atendentes: