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Você já parou para pensar na importância de cuidar da saúde física e mental dos colaboradores da sua corporação?

 Muitos gestores ainda desconhecem as consequências dos danos à saúde mental sentidos pelos próprios funcionários e até mesmo pela empresa, que sofre com impactos na produtividade que afetam o faturamento.

 Mas como podemos cuidar da saúde mental dos nossos colaboradores?

O primeiro passo é identificar situações na empresa que possam desencadear transtornos mentais, como:

– Carga de trabalho elevada ao extremo;

– Tarefas inadequadas às competências de colaboradores;

– Falta de clareza das funções e objetivos da empresa;

– Comunicação ineficaz e falta de apoio dos líderes;

– Políticas inadequadas de saúde e segurança;

– Bullying e o assédio psicológico.

É necessário criar um ambiente de trabalho confortável que envolva os gestores envolvidos aos objetivos e aspirações de carreira dos funcionários… É um ótimo ponto de partida para manter a saúde mental da equipe satisfeita. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados e incentivados a buscar o desenvolvimento pessoal e organizacional.

 Mesmo que o ambiente de trabalho seja bom e a empresa forneça itens de qualidade para o desempenho da tarefa, o salário ainda é o fator de satisfação do colaborador. Por isso, é importante que os gestores invistam em pacotes de benefícios e remuneração adequados a cada cargo, mantendo a equipe engajada e comprometida com o alcance das metas do negócio.

 Preste muita atenção ao clima organizacional e forneça feedbacks frequentes. Busque uma avaliação mais ampla e completa do bem-estar, levando em consideração questões pessoais, emocionais, físicas e socioambientais. Também é importante analisar os resultados para facilitar ações e evitar problemas.

 A gestão da saúde e da qualidade de vida no ambiente de trabalho traz bons resultados para a organização, portanto, os gestores devem realizar uma análise abrangente do estado de saúde dos funcionários para entender quais são os problemas de saúde mais comuns que afetam o trabalho diário da empresa. Dessa forma é possível planejar e implementar estratégias mais precisas para facilitar os resultados.

 Quando uma empresa entende que é necessário, e decide iniciar um programa de qualidade de vida com seus colaboradores, logo percebe que não se trata de mais uma despesa, mas sim, de um investimento.

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    Referência: <https://www.clm-med.com.br/blog/saude-mental-dos-colaboradores//>