Clicky

Quando o exame de espirometria ocupacional deve ser utilizado por empresas?

Mas antes.. Você sabe o que é espirometria?

 

O exame inclui um teste cujo objetivo é diagnosticar a respiração do paciente. Embora pareça medir apenas a capacidade pulmonar, um teste de espirometria é capaz de medir o movimento do ar nos pulmões usando fluxo e volume.

A espirometria clínica é realizada ou solicitada por um pneumologista. Seu objetivo é diagnosticar doenças com base em sintomas como tosse, dor no peito ou falta de ar… Também é usado para monitorar a evolução de uma doença respiratória do paciente.

 Os espirômetros ocupacionais monitoram a saúde respiratória dos funcionários durante atividades que contenham elementos prejudiciais à saúde.

Por exemplo, esses elementos podem ser a exposição a poeira, produtos químicos e outros agentes transportados pelo ar que interferem em seu funcionamento, fazendo com que desenvolvam doenças pulmonares.

Quando os funcionários são expostos a agentes respiratórios nocivos, eles podem desenvolver doenças pulmonares.

Portanto, o principal objetivo da espirometria ocupacional é monitorar a saúde respiratória dos funcionários.

Além dos pulmões, o exame monitora a saúde da traquéia e da boca, que compõem o sistema respiratório.

 Alguns dos principais diagnósticos da espirometria ocupacional são:

 

  • Asma relacionada ao trabalho;
  • Bronquite;
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
  • Enfisema pulmonar;
  • Fibrose Pulmonar;
  • Pneumoconioses (causadas por inalação de poeiras em ambiente de trabalho).

 

De acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), regulamentado pela Norma Regulamentadora nº7, o exame de espirometria faz parte dos exames complementares. Estes são requisitados pelo médico de acordo com a análise do ambiente da empresa, bem como das atividades ali realizadas.

Isso significa que, caso as atividades da sua empresa exponham seus colaboradores a risco de doenças respiratórias, deve incluir o exame de espirometria nos exames admissionais, demissionais, periódicos e de retorno ao trabalho.

 Ou seja, um dos motivos mais claros para solicitar o exame é o cumprimento da lei e, uma vez que sua empresa não faça, estará sujeita aos riscos relacionados a doenças, acidentes de trabalho e suas repercussões legais.

Tenha uma empresa de Gestão Ocupacional aliada para conseguir realizar exames de função.

Para isso, conte com a Essence!

 

Preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos consultores.