Com certeza você já deve ter escutado, pelo menos uma vez, que para perder a gordura da barriga os abdominais são a única solução. Porém, existem verdades e mitos que rodeiam esse tipo de exercício.
– Os exercícios abdominais fazem perder a gordura localizada da barriga. MITO. Esse tipo de exercício sozinho não é responsável por queimar a gordura acumulada nesta zona mas poderá melhorar a sua aparência, deixando o abdômen durinho e sem celulite. Além disso, se combinados a exercícios aeróbicos, podem auxiliar no emagrecimento.
– Os exercícios abdominais são os responsáveis por deixar a barriga com aparência de “tanquinho”.VERDADE. Quando realizados corretamente, é uma excelente forma de definir os músculos do abdome.
– Os exercícios abdominais queimam muitas calorias quando fazemos um grande número de repetições. MITO. Esse tipo de exercício não provoca um alto gasto calórico e não são suficientes para emagrecer.
Cinco minutos fazendo abdominais, por exemplo, faz com que seu corpo queime apenas de 25 a 50 calorias, dependendo do seu peso. Isso significa que você precisa de cerca de um mês para perder meio quilo de gordura fazendo somente 10 minutos de abdominais diários, sem combiná-los com outro tipo de exercício.
– Os exercícios abdominais são essenciais para o bom resultado do treino. VERDADE. Embora não queime muitas calorias, quando você usa seus músculos para realizar os abdominais, eles se tonificam, e isso pode ajudar a acelerar seu metabolismo mesmo quando você está descansando, ajudando, portanto, a emagrecer.
– Não existe um jeito certo de executar o abdominal. MITO. Assim como os outros exercícios anaeróbios, o segredo do abdominal é sentir o músculo ser trabalhado. Tentar isolá-lo e forçá-lo trará resultados positivos, mas sempre prestando a atenção na coluna para não causar lesões.
– Exercícios abdominais realizados em aparelhos, como os vendidos na televisão, podem ser menos eficazes. VERDADE. Verdade, pois assim você prestará menos atenção no que o seu corpo está fazendo e não executará da melhor forma.
– Existem diversas variações de exercícios abdominais que ajudam a emagrecer. VERDADE. Exercícios de estabilização, como a prancha por exemplo, queimam mais calorias e usam outras partes do corpo.
Outra boa opção é o exercício em que você suporta o corpo com os braços e as costas e traz os joelhos em direção ao peito, trabalhando os músculos abdominais.
ATENTE-SE
– Se você vai trabalhar os músculos abdominais, trabalhe também outros grandes grupos musculares, como pernas, braços e costas, fazendo com que seu corpo fique mais equilibrado.
– Lembre-se também de não realizar o mesmo exercício abdominal todos os dias, para que as fibras musculares descansem e, assim, alcancem o seu potencial máximo durante a execução. Para que consiga um bom resultado, os especialistas recomendam que você descanse seus músculos por pelo menos um dia depois de trabalhá-los e siga um programa de exercícios para trabalhar grupos musculares diferentes em dias diferentes.
– Consuma menos calorias do que você gasta e gerando um déficit calórico. Dessa forma, você vai perder gordura do corpo todo e, como consequência, a da barriga também.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eIEU0YUbBWc
Fonte: https://blog.queimadiaria.com/abdominais-verdades-e-mitos/