Clicky

Você sabe qual é a importância de cuidar da saúde mental dos seus colaboradores?

Estamos no Janeiro Branco, o Mês de campanha ao cuidado da saúde mental, por esse motivo, nós da Essence trouxemos essa questão tão importante.

Muitos gestores desconhecem as consequências da saúde mental prejudicada, sentida pelos próprios funcionários e até mesmo pelas empresas, o que impacta a produtividade e, por sua vez, o faturamento.

Uma pesquisa da Capita revelou que: 

 

-79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses; 

-22% disseram sentir estresse com alta frequência ou o tempo todo;

-47% acham que é normal sentir stress e ansiedade no trabalho;

-24% dos trabalhadores já precisaram se afastar por estresse.

 

Para mudar esse fato dentro da sua empresa, é muito importante identificar o que pode afetar a saúde mental dos seus colaboradores, como:

 

– Carga de trabalho elevada ao extremo;

– Tarefas inadequadas às competências de colaboradores;

– Falta de clareza das funções e objetivos da empresa;

– Comunicação ineficaz e falta de apoio dos líderes;

– Políticas inadequadas de saúde e segurança;

– Bullying e o assédio psicológico.

 

E não só isso, também é fundamental saber como melhorar esse ambiente para o funcionamento da sua corporação e relacionamento com os colaboradores:

 

– Área de Trabalho

Promover um ambiente de trabalho confortável, metas de engajamento gerencial e aspirações de carreira dos funcionários é um bom ponto de partida para manter a saúde mental de sua equipe satisfatória. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados e estimulados a buscar o desenvolvimento pessoal e organizacional.

 

– Benefício

Mesmo que o ambiente de trabalho seja bom e a empresa forneça projetos de qualidade que executem tarefas, o salário ainda é um fator de satisfação dos funcionários. Por isso, é importante que os gestores invistam em pacotes de benefícios e remuneração adequados a cada função e mantenham as equipes engajadas e comprometidas com os objetivos do negócio.

 

– Foco na saúde

Preste muita atenção ao clima organizacional e forneça feedbacks frequentes.

Procure fazer uma avaliação mais ampla e completa do bem-estar, levando em consideração questões de contexto pessoal, emocional, físico e social. Também é importante analisar os resultados e facilitar ações para mitigar e evitar problemas.

 

– Estratégia de gestão em saúde

A gestão da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho traz bons resultados para as empresas. Portanto, é imprescindível que os gestores realizem uma análise abrangente do estado de saúde de seus funcionários para entender quais são os problemas de saúde mais comuns que afetam o dia a dia da empresa. Com base em todos os tópicos descritos neste conteúdo, estratégias mais precisas de promoção de resultados podem ser planejadas e implementadas.

 

Para melhorar a qualidade de vida e garantir as medidas de SST dentro da sua empresa, preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos colaboradores.