Clicky

 

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.
O vírus da Febre Amarela é um arbovírus do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae, transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
São dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos, silvestre e urbano. Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma nos dois ciclos. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

Transmissão

 
 
 
 
 
 
 
 
Sintomas

 

Tratamento

O tratamento é apenas sintomático com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva, com vista a reduzir as complicações e o risco de óbito. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.

Prevenção

  • Usar repelente evitando aqueles com filtro solar
  • Se tiver que usar filtro solar, aplicar antes do repelente
  • Não usar em crianças com menos de 2 meses
  • Evitar perfumes em áreas de mata
  • Vestir roupas compridas e de cor clara
  • Usar mosquiteiros e telas nas janelas
  • Evitar água parada
  • Seguir os mesmos cuidados da Dengue; existe o risco do mosquito Aedes Aegypti transmitir Febre Amarela
  • Evitar área de mata com registros da doença
  • Em caso de viagens a esses locais, tomar a vacina com dez dias de antecedência, no mínimo.

Vacinação

Indicação

Esquema

Crianças de 6 meses a 9 meses de idade incompletos

A vacina está indicada somente em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem inadiável para área de risco de contrair a doença.

Crianças de 9 meses até 5 anos incompletos

Uma dose deve ser dada a partir 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Pessoas a partir de 5 anos, que já receberam uma dose da vacina

Deve ser dada uma única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Pessoas a partir de 5 anos que não foram vacinadas

Dar duas doses da vacina com 10 anos de intervalo.

Pessoas a partir dos 5 anos de idade que já receberam 2 doses

São consideradas vacinadas

Pessoas com 60 anos e mais que nunca foram vacinadas

O médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

Gestantes

Independente do estado vacinal, a vacinação contra febre amarela está contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

Lactantes

A vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.

Viajantes no Brasil

Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil: vacinar-se antes da viagem. No caso de primeira dose, toma-la pelo menos 10 dias antes da viagem

Reações adversas da vacina

Na grande maioria dos casos, a pessoa não apresenta efeito adverso algum. Na pequena parcela em que eles surgem, não se manifestam logo em seguida à aplicação da vacina. No caso da febre amarela, o vírus vacinal precisa de um período de incubação, por isso, os efeitos aparecem de cinco a dez dias após a vacinação e, na grande maioria das vezes, são efeitos leves. Se a pessoa apresentar uma febre alta ou qualquer outro sintoma mais agudo, deve procurar um médico e não perder tempo em casa achando que é reação da vacina.

Uma pequena parcela das pessoas que se vacinaram terá algum efeito colateral, como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Esses eventos locais podem surgir até o segundo dia após a aplicação – explica Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria municipal de Saúde.

Febre, mal-estar e prostração – não duram mais do que três dias, é uma reação rara e autolimitada. Na dúvida, recomendamos que a pessoa volte na unidade de saúde em que tomou a vacina.

Locais de vacinação – São Paulo – Zona Sul

Postos de Saúde – Zona Sul

Vila Mariana/ Jabaquara

UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira

Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 2944

 

UBS/PSF Prof. Milton Santos

Av. Ceci, 2249 – Planalto Paulista

 

UBS Sigmund Freud

Av. Indianopólis, 650

Ipiranga

UBS São Vicente de Paula

Rua Vicente da Costa, 289

 

UBS Vila das Mercês

Rua Nossa Senhora das Mercês, 1315

Santo Amaro/ Cidade Ademar

UBS Vila Constância

Rua Hermenegildo Martini, s/nº – Vila Constância

Capela do Socorro

UBS Veleiros

Avenida Clara Mantelli, 185 – Veleiros

 

UBS Jd Castro Alves

Rua João Paulo Barreto, 131 – Jardim Castro alves

Parelheiros

UBS Parelheiros

Rua Juvenal Luz, s/nº – Jardim Novo Parelheiros

 

UBS Jd Campinas

Rua das Plêiades, s/nº – Jardim Maria Amália

M Boi Mirim

UBS Jd Coimbra

Estrada do M”Boi Mirim, 3301 – Jardim Coimbra

 

UBS Vila das Belezas

Rua Tenente Isaias Branco de Araújo, 101/103

 

UBS Chácara Santana

Rua Baltazar de Sá, 383 – Chácara Santana

Campo Limpo

UBS Vila Praia

Rua André de Andrade, s/nº – Vila Pires

 

UBS Vila Prel

Rua Theresa Maia Pinto, 11 – Jd. Laranjal

 

UBS Pq. Fernanda

Rua Ernesto Soares Filho, 301 – Parque Fernanda

 

UBS Jd Maracá

Rua Feres Bechara, 506 – Jd. Boa Esperança

Jardim Prudência

UBS Integral Jardim Miriam II

Av. Cupecê, 5185 Jd Prudência

Fontes: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Jornal Folha de SP e Globo.com