Clicky
Parar por alguns instantes, acalmar o corpo e a mente com a respiração e observar o nosso interior sem pressa e sem julgamentos, assim é possível reconhecer os nossos pensamentos e emoções e perceber o quanto eles são transitórios. Por isso, devemos viver no momento presente, sem preenche-lo com preocupações ou autocríticas.
Os exercícios de mindfulness nos ajudam a manter a atenção plena, aterrissando no “Aqui e agora”! Confira como realizar as práticas em seu dia a dia:
Ao despertar:
Ainda dentro da cama, certifique-se por alguns segundos de estar presente, aqui e agora. Antes de se lançar no futuro de todas as tarefas que o esperam, pergunte-se gentilmente como você dormiu e como está, tente lembrar-se dos seus sonhos. Você também pode simplesmente “sentir” um novo dia, colocando toda a sua atenção nas sensações físicas.
Ao tomar banho:
Aprecie o toque da água, as mudanças de temperatura, o perfume do sabonete.
Na hora de comer:
Atente-se a cada elemento, mastigue devagar, aprecie os aromas, as texturas e os sabores. Ouça os sons dos utensílios e sinta calmamente a temperatura dos alimentos e das bebidas, use este momento para perceber cada um dos seus sentidos.
Ao realizar atividades físicas:
O exercício físico é uma oportunidade para a prática da atenção plena. Coloque sua atenção especialmente em três aspectos: respiração, as posturas que você adota e os movimentos que você faz, momento a momento. Se você estiver correndo, ouça o som dos seus pés no chão, sinta o ar na pele. Se você levantar pesos, sinta a barra de metal frio em suas mãos. Não deixe pensamentos negativos e distrações tomarem conta do seu corpo. Deixe-os passar e concentre-se em seu corpo.
Ao conversar:
Ouça com atenção enquanto o outro estiver falando, sem interrupções. Não tente completar a fala do outro ou emitir opiniões até que a pessoa tenha terminado e não se preocupe com o que você dirá na sequência. Respire, esteja somente no momento presente, você verá que este exercício será muito benéfico para todas as suas relações.
Ao deita-se:
Antes de dormir, faça um escaneamento corporal. Deite-se de costas, com as palmas das mãos viradas para cima e feche os olhos. Enquanto respira, sinta cada parte do seu corpo, a partir dos dedos dos pés, a sola, o tornozelo, joelhos, coxas, até chegar ao couro cabeludo, mantenha o foco no que sente em cada parte do seu corpo e concentre-se mais nas partes onde você sinta alguma tensão.