Clicky

As atividades físicas são fundamentais para a saúde, previnem doenças, reduzem a tensão muscular, diminuem o estresse e estimulam a produção de hormônios como endorfinas, que são analgésicos naturais produzidos pelo nosso corpo.
As atividades físicas proporcionam o aumento do fluxo sanguíneo resultando em uma melhor função cerebral. Além disso, a prática de atividade física moderada está associada à melhora do humor, do sono, desenvolvimento da memória e concentração.
Alguns benefícios da atividade física para o cérebro:
1. Previne acidente vascular cerebral
O aumento da capacidade cardiorrespiratória reduz a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC). O exercício desencadeia também a liberação do gás óxido nítrico, que dilata os vasos para permitir a passagem de um maior volume de sangue.
2. Reduz risco de demência
Conforme envelhecemos, os níveis de insulina caem e a glicose tem mais dificuldade para chegar às células e abastecê-las. O excesso de glicose não absorvida cria resíduos nas células, como os radicais livres, que danificam os vasos sanguíneos, colocando-nos em risco de desenvolver Alzheimer. As atividades físicas reduzem o risco de diabetes, pois controlam a glicemia, esse controle também age contra o acúmulo de placas que reduzem a capacidade dos neurônios, reduzindo as chances de demências causadas pelo envelhecimento, como por exemplo o Alzheimer.

3. Melhora o humor
A maior produção de neurotransmissores, como a serotonina, e o aumento do número de sinapses previnem a atrofia do hipocampo, associada à depressão e ansiedade. Vários estudos relacionam a prática de atividade física regular à melhora do humor. Além disso, exercícios ao ar livre ou mesmo na academia de ginástica são boa oportunidade para interagir socialmente e fazer novos amigos; as relações sociais são importantes para a manutenção do humor e da autoestima, principalmente depois dos 60 anos.
4. Aumenta a motivação
A atividade física ativa a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação. Iniciar um programa de exercícios, aliás, é um desafio que demanda planejamento e autocontrole.


5. Promove a neuroplasticidade
Atividades aeróbicas fortalecem as conexões neuronais e estimulam as células-tronco recém-nascidas a se dividir e se transformar em neurônios funcionais no hipocampo, o que previne o atrofiamento dessa área do cérebro relacionada à memória. Um cérebro ativado pelos exercícios favorece a neuroplascidade e a neurogênese, que é a formação de novos neurônios.
Fontes:
https://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/583/Exerc%C3%ADcios-f%C3%ADsicos-e-seus-benef%C3%ADcios-para-a-mente
https://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicios_cerebro_beneficios.html